Sistema Nervoso
Um sistema é toda a matéria e energia que existe dentro de uma região bem definida.
- Sistema aberto é aquele que realiza trocas de matéria e energia com o exterior.
- Sistema fechado não realiza trocas de matéria com o exterior.
- Sistemas isolados não trocam nem matéria nem energia com o exterior.
Todos os sistemas biológicos, desde a célula ao ecossistema, constituem sistemas abertos.
Feedback Positivo: trata-se da ampliação de um pequeno estímulo que conduz, ainda, a uma maior estimulação e assim sucessivamente.
Sistema nervoso e regulação nervosa
O neurónio é a unidade do sistema nervoso. É uma célula estimulável, capaz de detectar pequenas alterações no meio. Em resposta a estas variações, verifica-se uma alteração eléctrica que percorre a sua membrana - impulso nervoso.
Transmissão do impulso nervoso entre os neurónios - sinapses.
As terminações dos axónios estabelecem ligações com as dendrites ou com o corpo celular dos neurónios seguintes, permitindo que o impulso nervoso seja conduzido a longas distâncias. A passagem do impulso nervoso de um neurónio para outro faz-se através de sinapses. A sinapse é uma região de contacto muito próxima entre a extremidade de um neurónio e a superfície de outras células.
As sinapses distinguem-se por dois tipos:
-
Sinapse química - nestas sinapses existe um pequeno espaço, fenda sináptica que, quando o impulso nervoso atinge as extremidades do axónio, libertam-se para esta fenda substâncias químicas - neurotransmissores.
Os neurotransmissores encontram-se armazenados em vesículas. O impulso nervoso induz a fusão dessas vesículas com a membrana do axónio. Este fenómeno de exocitose permite que os neurotransmissores sejam lançados na fenda sináptica. Ao ligarem-se aos receptores da membrana do neurónio pós-sináptico, os neurónios conduzem à abertura de canais iónicos associados a esses receptores, permitindo a entrada de sódio na célula. Esta entrada desta provoca despolarização da membrana, originando um impulso nervoso nessa célula.
- Sinapse eléctrica - permitem que o impulso nervoso se propague muito rapidamente de um neurónio para outro.
Rita Miguéns